O marketing médico é a forma que clínicas têm de atrair pacientes e destacar seus serviços diante da concorrência. Com enfoque no mundo virtual, as iniciativas de visibilidade atuais precisam balancear ética e eficiência.
No presente artigo, entenda as principais técnicas de marketing médico para tornar sua atividade mais lucrativa.
Índice
ToggleO que é marketing médico?
Marketing médico consiste, primordialmente, no conjunto de estratégias de comunicação para profissionais da saúde. Respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), esse tipo de marketing promove serviços, atrai pacientes e constrói a autoridade do profissional.
Como fazer marketing médico?
O marketing médico possui algumas estratégias específicas. Abaixo, tem cinco dicas valiosas, todas de acordo com o CFM:
1. Crie um site com otimização para SEO
Sites profissionais funcionam como cartões de visitas digitais. Portanto, invista na criação de um site com otimização e informações claras a respeito de seus serviços, localização e meios de contato.
Priorize a otimização SEO das páginas e postagens do site. Essa otimização serve para que mecanismos de busca encontrem sua página mais facilmente no momento em que pacientes realizam pesquisas.
2. Invista em presença nas redes sociais
Redes sociais são ferramentas importantes para maior engajamento com potenciais pacientes. Sobretudo, plataformas como Instagram e Facebook são ideais para compartilhar informações úteis. Lembre-se de seguir os direcionamentos éticos da CFM com relação à divulgação do conteúdo.
3. Invista em anúncios
Anúncios médicos podem estar presentes em várias mídias. A depender do seu público consumidor, outdoors podem ser boas alternativas. Por outro lado, no cenário virtual, indica-se o investimento em anúncios no Google Ads.
A fim compreender melhor qual tipo de iniciativa traz maiores benefícios, conduza testes e garanta a melhor escolha no longo prazo.
4. Cadastre-se em plataformas de visibilidade local
Plataformas como Google Meu Negócio são ferramentas importantes para encontrem sua clínica ou consultório por meio de pesquisas. Assim, o Google beneficia negócios que têm cadastro disponibilizando mais informações para potenciais clientes, além de dados como localização, produtos, serviços, fotos do ambiente e mais.
5. Participe de fóruns sempre que possível
Por fim, com o intuito de demonstrar especialização na área de atuação, participe de fóruns online. Desse modo, médicos podem responder perguntas de internautas, demonstrar suas áreas de conhecimento e demonstrar autoridade online.
Por que investir em marketing médico?
Investir em marketing médico é essencial para profissionais com o intuito de manter a relevância. Todavia, a oferta médica está cada vez maior, tornando o mercado da saúde mais competitivo. Investir em estratégias de marketing traz benefícios como:
- Maior confiança por parte de pacientes;
- Aumento da visibilidade;
- Construção de uma reputação sólida;
- Maior autoridade no mercado;
- Destaque perante a concorrência.
Fale com a RME e invista na contabilidade médica
Com o acerto das questões do marketing médico e o faturamento com alto fluxo, não deixe de investir na contabilidade médica. Com profissionais ao seu lado, você contará com consultoria financeira, registros precisos, potencial redução de impostos, relatórios financeiros e uma série de outros benefícios.
Clique aqui para entrar em contato com os especialistas da RME Contabilidade.
