Como abrir CNPJ médico

Abrir CNPJ médico é um dos primeiros passos para novos profissionais da área. Importante para conquistar acesso a diversas oportunidades de trabalho, o CNPJ permite ao médico o poder de prestar serviços a hospitais, ter a própria clínica e assim por diante.

No presente artigo, você aprende como abrir CNPJ médico seguindo um passo a passo.

O que é o CNPJ médico?

O CNPJ médico é o cadastro de uma pessoa jurídica, isto é, uma empresa. O registro é emitido pela Receita Federal e identifica profissionais e empresas que prestam serviços como PJ.

Quando um médico abre um CNPJ, conta com vantagens como:

  • Maior organização financeira, ao separar custos profissionais e pessoais;
  • Acesso a contratos com hospitais, convênios e clínicas;
  • Redução de impostos.

Passo a passo para abrir CNPJ médico

1. Escolha o tipo de empresa

Primeiramente, para abrir um CNPJ médico, é necessário saber o tipo de empresa que se pretende firmar. Diversas são as possibilidades. As mais comuns para médicos são:

  • Empresa individual: Opção para pessoas que não desejam ter sócios e que não querem ou não precisam da separação de bens pessoais dos bens da empresa;
  • Sociedade Simples: Utiliza-se quando dois ou mais médicos atuam em conjunto na mesma empresa;
  • SLU: Sociedade Limitada Unipessoal, permite a abertura de sociedade de forma individual. Em contraste com a Empresa Individual, separa os bens da empresa daqueles pessoais.

2. Defina o regime tributário

A escolha do regime tributário é um dos passos mais importantes ao abrir CNPJ médico. Visto que essa definição implicará nos tributos que serão pagos na rotina da empresa. Opções para médicos são:

  • Lucro Real: O mais comum para grandes clínicas, porém exige bastante cuidado na rotina de contabilidade;
  • Lucro Presumido: Menos complexo que o Lucro Real, o Lucro Presumido costuma cobrar das atividades médicas cerca de 11,33% da receita bruta. Indica-se para médicos que têm faturamento alto e baixo custo;
  • Simples Nacional: O Simples Nacional é ideal para médicos que faturam até R$4.8 milhões ao ano. As alíquotas de tributos podem variar desde 6% até 33%, dependendo do faturamento.

É provável que haja a necessidade de contatar uma equipe de contabilidade especializada na hora de definir o regime tributário.

3. Faça o registro nos órgãos competentes e emita alvarás e licenças

O ato de abrir CNPJ médico propriamente dito ocorre nessa fase, onde existe o registro da empresa nos órgãos competentes (Junta Comercial e Receita Federal). Uma equipe de contadores especializados deve conduzir esse processo, a fim de evitar problemas e retrabalhos.

O mesmo vale para a busca de alvarás e licenças, que exigem de consultórios médicos e clínicas. Caso seu CNPJ Médico seja para um desses negócios, serão necessários:

  • Alvará de Funcionamento;
  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • Registro no Conselho Regional de Medicina.

4. Abra uma conta bancária empresarial

Por fim, com a empresa plenamente funcional, abra sua conta bancária empresarial. Isso possibilitará ter uma melhor organização financeira, assim como acessar melhores linhas de crédito para investir em sua atuação.

Conte com especialistas na abertura de empresas médicas

A fim de garantir que o processo de abertura do CNPJ médico atenderá a todos os requisitos legais, é necessário contratar uma assessoria contábil.

Na RME Contabilidade, você encontra especialistas em contabilidade capazes de lhe guiar nos primeiros passos de sua atuação médica como pessoa jurídica. 

Fale com nossa equipe agora mesmo e saiba mais como abrir CNPJ da forma certa.

Contabilidade moderna para profissionais modernos

A melhor equipe e a melhor tecnologia no seu time




    Contabilidade moderna para profissionais modernos

    A melhor equipe e a melhor tecnologia no seu time

    Na RME Contabilidade, unimos tradição familiar e inovação digital. Trazemos uma contabilidade moderna com um toque pessoal e tecnologia de ponta para empresas e empresários.