Médico pode ser Simples Nacional? Entenda

A dúvida se um médico pode ser Simples Nacional é recorrente para este tipo de profissional liberal da área da saúde. A resposta é que, sim, médicos podem se enquadrar nesse regime tributário simplificado, desde que eles atendam aos critérios estabelecidos pela lei. Continue lendo para entender como funciona este regime fiscal para médicos, quais suas particularidades e em qual anexo a clínica se encaixa. 

Como funciona o Simples Nacional para médicos

O Simples Nacional é conhecido por simplificar o pagamento de impostos para pequenas ou micro empresas, como os médicos prestadores de serviços. Ele reúne diversos impostos em uma só guia de pagamento. Ou seja, permite que você pague de uma só vez todos os impostos municipais, estaduais e federais (IRPJ, CSLL, PIS, Cofins e ISS). 

Dessa forma, fica muito mais fácil pagar os impostos corretamente e, assim, manter uma boa gestão financeira. Além disso, esse regime fiscal permite diminuir os impostos, já que, dependendo da receita, paga-se menos em comparação com outros regimes. 

Quais são os critérios de adesão

  • Atuar como pessoa jurídica, com CNPJ cadastrado;
  • Registrar a empresa no CRM;
  • Faturar menos de R$4,8 milhões.

Em qual anexo do Simples Nacional se encaixa o médico?

As alíquotas de impostos variam de acordo com a renda bruta anual do médico enquadrado no Simples Nacional. Este profissional da saúde pode se encaixar nos anexos III e V, e é preciso analisar qual deles será mais vantajoso para cada caso específico, já que cada anexo tem uma alíquota e fator R diferente:

  • Anexo III: alíquotas de 6 a 33%; gasto com folha de pagamento inferior a 28% do faturamento anual; neste anexo, não se enquadram prestações de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual;
  • Anexo V: alíquotas de 15,5 a 30,5%; gasto com folha de pagamento superior a 28% do faturamento anual.

Qual o melhor regime tributário para médicos?

A escolha de regime tributário é muito individual e específica para cada caso. Porém, o melhor regime é sempre aquele que reduz mais impostos e simplifica as operações fiscais. Portanto, é necessário fazer um estudo de seus dados financeiros e como eles se encaixam em cada regime tributário.

Para entender qual é o melhor regime tributário para você, o ideal é buscar uma contabilidade para te ajudar. Um profissional contábil especializado pode analisar os requisitos, as vantagens e as implicações de cada regime para você, orientando-o para a opção mais viável e vantajosa.

Médico pode ser Simples Nacional com a RME Contabilidade

O serviço tributário da RME visa ajudar as empresas a cumprir suas obrigações fiscais de forma eficiente, minimizando riscos e maximizando benefícios fiscais.

Através do planejamento tributário, desenvolvemos estratégias fiscais para otimizar a carga de impostos, identificando oportunidades legais para reduzir os pagamentos e aumentar os lucros. Também realizamos a revisão minuciosa de imposto para garantir precisão e identificar possíveis áreas de economia fiscal.

Entre em contato conosco para garantir uma gestão fiscal mais eficiente. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.

Contabilidade moderna para profissionais modernos

A melhor equipe e a melhor tecnologia no seu time




    Contabilidade moderna para profissionais modernos

    A melhor equipe e a melhor tecnologia no seu time

    Na RME Contabilidade, unimos tradição familiar e inovação digital. Trazemos uma contabilidade moderna com um toque pessoal e tecnologia de ponta para empresas e empresários.