O trabalho como pessoa jurídica gera uma dúvida muito comum: PJ paga imposto? Seja você um profissional liberal com Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, a resposta é sim, todo PJ paga imposto. Porém, as regras e a quantidade de tributos variam bastante conforme as especificidades de cada caso.
Por isso, continue lendo este artigo a fim de compreender quais são as suas obrigações fiscais e, assim, garantir o respeito às leis tributárias. Dessa forma, você evitará multas e irregularidades em sua atuação profissional.
Índice
ToggleQuais impostos um profissional PJ paga?
Confira em seguida os impostos que um profissional PJ pode ter que pagar, a depender de sua atividade e natureza jurídica:
- Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição ao Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Contribuição Previdenciária (INSS);
- Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Qual é a maneira mais fácil de pagar todos esses impostos?
Se você é um profissional liberal que atua como uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), a maneira mais fácil de pagar seus impostos é optar pelo regime tributário do Simples Nacional.
Nele, é possível realizar o pagamento de impostos de forma muito mais simplificada, já que todos os tributos devidos são reunidos em uma única guia de pagamento: a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Assim, é possível pagar tudo de uma só vez, o que agiliza o processo e evita erros.
Quando o PJ paga imposto?
O profissional PJ paga imposto mensal e anualmente. Confira, em seguida, como se dão esses pagamentos.
Contribuição mensal
O profissional PJ paga imposto mensal através da DAS ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Com este documento, é possível pagar diversos impostos municipais, estaduais e federais de uma vez só, através do portal digital do Governo.
Declaração anual
O profissional PJ deve declarar impostos e declará-los quando obteve renda durante o ano fiscal. Ou seja, quem é PJ também precisa declarar imposto de renda, o Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica, ou IRPJ.
Precisa de ajuda com seus impostos?
Se você é uma pessoa jurídica, busque a ajuda da RME Contabilidade para pagar corretamente todos os seus impostos. Nós garantimos a apuração certa do que profissionais como você devem pagar e, além disso, podemos reduzir sua quantidade de impostos sem comprometer sua conformidade com as leis fiscais.
Entre em contato conosco e garanta uma gestão mais eficiente de seus impostos.
Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este.